Sheila Vieira é síndica profissional e atua em um dos edifícios comerciais administrados pela Irigon, o Lucas Center, na Barra da Tijuca. Leia o que ela conta sobre sua experiência e também as dicas para que a função seja exercida de forma planejada e organizada nos condomínios:
1) Quando decidiu se tornar síndica?
Em 2010 eu já trabalhava com administração de condomínios no cargo de gerência. Com o mercado emergente, surgiu uma oportunidade em um condomínio por indicação de uma administradora. Ali iniciei na sindicância e permaneço até hoje, administrando 22 prédios.
2) Qual foi a sua motivação para passar a exercer esta atividade?
Valorizar o patrimônio do cliente, ter excelência dos funcionários e mediar conflitos.
3) De que maneira a Irigon o auxilia no seu dia a dia? Se possível cite um exemplo.
A irigon está sempre atenta à prevenção e colaborou muito na cotação de seguros do prédio e dos funcionários. Existe uma constante preocupação da Irigon com a solução dos problemas. Ressalto também o tratamento personalizado e diferenciado ao cliente.
4) Qual foi o maior obstáculo na sua gestão e de que forma solucionou?
Em 2011, eu iniciei o meu trabalho com bastante desconfiança e relutância dos proprietários em um condomínio. Alto saldo devedor e folha de pagamento inchada estão entre os problemas que enfrentei. Com o tempo e planejamento, consegui reduzir custos, racionalizar as despesas e obtive, junto aos moradores, o reconhecimento de todo o projeto.
5) Que conselho a senhora daria para alguém que acabou de assumir o cargo.
Trabalhar com empresas habilitadas, competentes e que tenham a mesma visão que você. É importante ser claro e evitar ruídos na comunicação, emitir comunicados, agendar reuniões e resolver todas as pendências. Sugiro tentar se colocar no lugar do outro, estar atualizado legalmente e agir preventivamente.