Síndica Sheila Vieira

Sheila Vieira é síndica profissional e atua em um dos edifícios comerciais administrados pela Irigon, o Lucas Center, na Barra da Tijuca. Leia o que ela conta sobre sua experiência e também as dicas para que a função seja exercida de forma planejada e organizada nos condomínios:

1) Quando decidiu se tornar síndica?

Em 2010 eu já trabalhava com administração de condomínios no cargo de gerência. Com o mercado emergente, surgiu uma oportunidade em um condomínio por indicação de uma administradora.  Ali iniciei na sindicância e permaneço até hoje, administrando 22 prédios.

2) Qual foi a sua motivação para passar a exercer esta atividade?

Valorizar o patrimônio do cliente, ter excelência dos funcionários e mediar conflitos.

3) De que maneira a Irigon o auxilia no seu dia a dia?  Se possível cite um exemplo.

A irigon está sempre atenta à prevenção e colaborou muito na cotação de seguros do prédio e dos funcionários. Existe uma constante preocupação da Irigon com a solução dos problemas. Ressalto também o tratamento personalizado e diferenciado ao cliente.

4) Qual foi o maior obstáculo na sua gestão e de que forma solucionou?

Em 2011, eu iniciei o meu trabalho com bastante desconfiança e relutância dos proprietários em um condomínio. Alto saldo devedor e folha de pagamento inchada estão entre os problemas que enfrentei. Com o tempo e planejamento, consegui reduzir custos, racionalizar as despesas e obtive, junto aos moradores, o reconhecimento de todo o projeto.

5) Que conselho a senhora daria para alguém que acabou de assumir o cargo.

Trabalhar com empresas habilitadas, competentes e que tenham a mesma visão que você. É importante ser claro e evitar ruídos na comunicação, emitir comunicados, agendar reuniões e resolver todas as pendências. Sugiro tentar se colocar no lugar do outro, estar atualizado legalmente e agir preventivamente.

Comparar listagens

Comparar
WhatsApp Fale com a Irigon

É importante que os síndicos fiquem atentos, pois muitos bancos estão recusando o pagamento de boletos emitidos em nome de pessoas físicas e jurídicas, cujo CPF ou CNPJ está em situação irregular perante a Receita Federal.  Além disso, temos informações de condôminos que não conseguiram fazer pagamento de boletos em nome de pessoas falecidas, cujo CPF estava inativo na Receita Federal.

Na hipótese de imóvel de titularidade de pessoas falecidas, com processo de inventário em curso, é necessário verificar a situação do CPF do espólio na Receita Federal.

A cota condominial é essencial para a manutenção da estrutura e funcionamento dos condomínios. Os boletos bancários emitidos precisam estar com as informações do pagador corretas, com o CPF ou CNPJ em situação regular na Receita Federal.

O Banco Central do Brasil (BACEN) fiscaliza as instituições financeiras e determina que todo o boleto bancário deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

  • valor do pagamento e a data de vencimento;
  • nome completo e número de inscrição no CPF ou no CNPJ do pagador;
  • identificação da instituição destinatária; e
  • nome, endereço e número de inscrição no CPF ou no CNPJ do beneficiário, inclusive de beneficiários finais habilitados por terceiros no caso de boleto-cobrança.

Dessa forma, orientamos que os síndicos comuniquem os seus condôminos da necessidade da atualização cadastral junto ao condomínio e, no caso de eventual irregularidade perante à Receita Federal, que seja logo retificada.

SECOVI RIO
Representante Legal dos Condomínios, Administradoras e Imobiliárias no Estado do Rio de Janeiro Rua Almirante Barroso, 52 – 9º andar – Centro – 55 21 2272-8000
www.secovirio.com.br