A nossa coluna Síndico e Você é com Henrique Fernando Borrelli Lott, que conduz a gestão do condomínio Vila Real, em Laranjeiras, administrado pela Irigon. Com apenas 12 unidades, o prédio passou a ter cuidado ainda maior com a segurança desde o início da pandemia. Já o consumo de energia, mesmo com aumento de moradores trabalhando de casa, não teve impacto maior nas contas do condomínio. Isso porque o prédio já tinha adotado medidas de economia. Leia mais a seguir:
1- Como o relacionamento próximo à Irigon Administradora auxilia na resolução das suas rotinas de síndico?
R:Ajuda no sentido de ter apoio para qualquer dúvida que eu tenha em relação às minhas atividades como síndico.
2- Desde o início da pandemia, quando boa parte dos moradores passou a ficar em casa, quais têm sido os principais desafios para você como síndico?
R: O maior desafio foi tentar conscientizar os moradores quanto à segurança do prédio e a importância dos cuidados preventivos. Adotamos medidas importantes, como não permitir a entrada de entregadores em qualquer horário do dia. E disponibilizamos aos moradores a opção de acompanhar, pelo celular, o movimento das câmeras de segurança no condomínio.
3- Durante a pandemia aumentou problemas relacionados à barulho? Como tem feito para resolver?
R: Sim, aumentou bastante já que muitos moradores passaram a trabalhar em sistema de home office. Mas o problema foi amenizado, com o incentivo ao diálogo entre os condôminos.
4- Como vem orientando em relação à reabertura gradual das áreas comuns no condomínio?
R: Não tivemos essa preocupação porque não temos área de convivência no prédio.
5- O condomínio passou a adotar medidas para economizar, por exemplo, conta de água e luz, desde o início da pandemia?
R: Não foi necessário porque já vínhamos adotando rígidas medidas de economia antes da pandemia, como instalação de sensores de luz na garagem e áreas comuns.