Manchas nas paredes ou teto, mofo e até mesmo gotejamento. De todas as situações desagradáveis que podem ocorrer quando se mora em um edifício, vazamentos no banheiro ou cozinha estão entre as mais incômodas.
Mas afinal, quem é o responsável quando ocorre esse problema?
Antes de mais nada, existem dois tipos de redes: a vertical e a horizontal. A primeira, liga a unidade ao encanamento principal do prédio. Já a segunda, conecta a rede principal ao restante do apartamento, levando água aos banheiros, lavabos, cozinha, etc.
O primeiro passo é identificar em qual das redes está ocorrendo o vazamento. Se for na vertical, a responsabilidade é do condomínio, já que é uma rede de uso comum.
Caso o problema seja na horizontal, aí não tem jeito, o morador que deverá realizar o conserto. Mesmo que seja um imóvel alugado, a responsabilidade ainda é do proprietário.
Além disso, a infiltração também pode ser por defeitos no piso ou rejuntes, fazendo com que a água proveniente do vazamento penetre na laje e chegue até a outra unidade. Esse problema é bastante comum em banheiros, especialmente no box.
Nesse caso, a responsabilidade do conserto é da unidade defeituosa. Ou seja, do apartamento com problemas no piso.
E se a parte responsável não quiser efetuar o reparo?
O caminho recomendado é sempre o diálogo. Cabe ao síndico conversar com os envolvidos para resolver a situação de forma amigável, evitando transtornos para todos.
Caso o diálogo não surta efeito, o morador deverá ser notificado e, em último caso, o condomínio poderá ingressar na justiça.
Independente do tipo de infiltração e de quem é a responsabilidade, sempre se deve tentar resolver da forma mais rápida possível, evitando danos permanentes e ainda mais transtornos para ambas as partes.